1806 está gravado numa pedra de xisto à estrada do nosso lagar e indica o seu ano de construção.
Com quatro lagares em xisto (um com capacidades de 1650 litros e três com capacidade de 5500 litros) ainda em uso, estamos aptos a produzir quase 20000 litros em simultâneo, mas, com a capacidade de dar o toque pessoal a cada gota do nosso precioso vinho.
Apesar da grande vantagem de podermos produzir o nosso vinho em lagares de xisto, que permitem uma temperatura naturalmente baixa, decidimos investir num novo sistema de refrigeração para podermos evitar altas temperaturas durante a fermentação. O processo de vinificação continuará a respeitar o metodo tradicional ao mesmo tempo que tiramos partido das vantagens das novas tecnologias.
Vinificação em Lagar
A vinificação continua, como nos tempos antigos, a ser feita em lagar tradicional de xisto onde as uvas são depositadas e pisadas a pé.
Por o trabalho de repisa ser bastante monotono, especialmente durante a noite, Hugo inventou um sistema mecanico único que complementa o esforço do "tradicional".
Estágio
Para envelhecimento, estamos equipados com cubas de Aço Inox (capacidade total de 35000 litros) e 140 cascos de carvalho (capacidade total de 32200 litros). Com esta capacidade de armazenamento, podemos deixar o vinho repousar durante os primeiros 9 a 12 meses nas cubas de Aço Inox e mais tarde outros 9 a 18 meses em cascos de carvalho, para aquisição de um toque final.
Assistência Laboratorial
Durante a vindima as nossas uvas e o mosto são levados sucessivamente para um laboratório independente, afim de recebermos sugestões quanto ao tratamento recomendado durante o processo de fermentação.
Também durante o processo de envelhecimento, amostras do vinho são levadas todos os meses ao Laboratório para que se compreenda a evolução do vinho.