Numa idade em que muitos outros ter-se-iam reformado, António Ferreira, na jovem idade de 79 anos, tem a sabedoria, experiencia e cabelos grisalhos apropriados a um Patrono. Entre muitas das suas proezas, ele foi encarregado de fazer vinho do Porto na Quinta de Ventozelo durante mais de 10 anos enquanto membro do Conselho de Administração das Quintas do Roncão, Ventozelo e Macedos.
O seu neto Hugo aprecia verdadeiramente o seu entusiamo e suporte no desenvolvimento do projecto "PINALTA". Por seu lado, António, está satisfeito por ver que o seu espirito empreendedor e desejo de fazer mais continuará numa geração mais jovem. Ainda no activo no que diz respeito à vindima e à vinificação e com a sua mão firme na condução do Pinalta, assegura-se que as vinhas e a adega continuarão a ser dirigidas com verdade e em frente durante muitas colheitas.
O Director Geral
(Hugo na Quinta das Secegas - 2007)
O nosso Director Geral de quarta geração, Hugo Guimarães, é um lider comprovado e um "pau para toda a obra" (Graças a Deus, pois há sempre algo que avaria durante a vindima, incluindo seu velho Austin Mini). Hugo sempre foi fascinado por máquinas e mantém-se um entusiasta por caminhos de ferro até aos dias hoje. Naturalmente, estudou Engenharia Mecatrónica, fundou e presidiu a Associação Portuguesa de Mecatrónicos. Um estudante interessado, adora todos os meios de comunicação... bem como carne vermelha... e vinho tinto! O outro lado deste jovem é aquele que adora estar sozinho na Quinta no Douro, longe do stress e do barulho da vida da cidade ... simplesmente a desfrutar a natureza. Aqui ele é capaz de apreciar a natureza, a sua namorada e a sua linda filha, e contemplar a sua vida futura como homem de familia ao mesmo tempo que desenvolve uma pequena marca dedicada à produção de vinhos de alta qualidade.
O responsável pela vinha
(Fernando na Quinta da Covada - 2010)
O nosso homem no terreno, o Sr. Fernando Torres, pertence a uma nova geração de vitivinicultores que sabem conciliar o conhecimento dos seus antepassados com os novos métodos científicos e as novas tecnologias na vinha.
O Sr. Fernando Torres recebe também directrizes das instituições regulamentares do Douro, Engenheiros Agrónomos e, desde 2011, do nosso Enólogo. Permanentemente no terreno, Fernando, está constantemente atento à vinha e pronto a intervir em caso de possíveis ataques de pestes ou doenças.
O Enologo
(Hugo na Quinta da Covada 2011)
Integrando a Equipa em 2011, Hugo de Oliveira e Silva, Licenciado em Química (2001), realizou um projecto em química e análise do vinho, através do desenvolvimento de um novo método rápido de quantificação de ácido tartárico em vinhos, de mesa e fortificados.
Mestrado em Química (2004), estudou a degradação e eliminação de pesticidas durante a vinificação de vinho branco. Este foi o primeiro trabalho como enólogo, trabalhando na região dos Vinhos Verdes.
Investigador, Provador e técnico de análise sensorial na Escola Superior Biotecnologia (2004-2008), um centro de pesquisa dedicado à investigação em vinho. Hugo trabalhou num projecto da Madeira Wine Company por três anos, a implementação de novas tecnologias de produção de vinho, identificação de compostos de alto impacto aromáticos produzidos durante o envelhecimento, foi envolvido em vários outros projetos de pesquisa (produção de vinho da Madeira; preparação de degustação de vinhos e sessões de análise sensorial; envelhecimento de vinhos de mesa e vinhos fortificados, estudos sobre o efeito da irrigação sobre a formação da uva, a vedação garrafa, e soluções portáteis para o controle de maturação).
Formador e professor em diversas áreas da Química e Enologia (2006 – presente), em escolas de formação profissional e cursos avançados.
Pós-Graduação em Enologia (2009), estudando e realizando vários aspectos da produção de vinho e viticultura, iniciando também em domínios do marketing.
Hugo retomou posteriormente a sua carreira de enólogo, trabalhando em várias regiões vitivinícolas: Argentina (Mendoza, 2008); região do Douro (2008 - 2010) e Alentejo (2009). Hugo experimentou todo o tipo de tarefas relacionadas à produção de vinho, trabalhando como técnico de laboratório, trabalhador de adega, controle do maturação e como enólogo.
Desde 2010, Hugo também é estudante de doutoramento da Universidade do Porto (ramo de Viticultura), realizando trabalhos sobre técnicas de controle de produção e melhoria da qualidade de uva, trabalhando na região da Bairrada.
Hugo trabalha como viticultor e enólogo na HS Vinhos (criado em 2010), colaborando como produtores nas regiões do Douro e Beira Interior.